quinta-feira, 30 de junho de 2016

Curti: Livro- Romeu e Julieta



Oi, oii. Tudo bom com vocês?

Romeu e Julieta é um clássico, mas se alguém não o leu, assistiu algum filme ou pelo menos já ouviu falar. E, por mais que acredito que quase todo mundo saiba o fim da história, vou respeitar o fato de que pode ser que alguém não conheça.

O autor William Shakespeare, segundo pesquisas, escreveu a história entre 1591 e 1955. É uma das mais famosas histórias de amor da literatura.

No século 16, na cidade Italiana de Verona, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto se conhecem em um baile de máscaras, promovido pelo pai da moça. O amor foi a primeira vista e juntamente com a descoberta de quem está por trás da máscara, vem a frustração, por saberem que existe um impedimento que afeta a união dos dois. A família dos Montecchios e dos Capuletos, tem uma briga que dura a muitos anos, provavelmente, ambas não conseguem mais se lembrar quando foi e o porque essa discórdia começou. A rivalidade das famílias, faz com que eles mantenham o amor em segredo, para seus pais. Todo esse ódio, não impede que eles fiquem juntos, mas o pai de Julieta prometeu conceder a mão dela em casamento a Páris, um conde (com condições sociais bem maiores que a de Romeu) e no meio de tanta confusão, Julieta toma uma decisão que muda completamente o destino do casal tão apaixonado.

Romeu e Julieta, não é uma história nova pra mim, a anos escuto falar sobre ela e antes de ler o livro pela primeira vez, já conhecia o final. Então, não foi novidade nenhuma.
No terceiro semestre da faculdade (pra quem não sabe, tenho graduação em Tecnologia em Secretariado, cursei na Fatec de São Caetano do Sul-SP), para fazer uma prova, precisei ler o livro inteiro em inglês. A versão que li, além de ser em outro idioma, contém palavras usadas naquela época, o que deixou o livro bem complicado de entender.
A poucos meses atrás, estava comprando livros no site da Saraiva e por consequência vi este na promoção. E, porque não comprá-lo? Já sabia que valeria a pena. O adquiri, por R$ 9,00 e esta promoção continua no site.
Na quarta-feira passada, iniciei a leitura e apesar de ter apenas 63 páginas, o dividi, para ser lido em 3 dias (é uma estranha mania minha rsrs, faço isso quando os livros são curtos). Uma leitura muito simples, provavelmente, por ser um livro destinado a jovens e adultos neoleitores, recém - alfabetizados ou alfabetizados há mais tempo, diferente do que li em inglês. O livro contém figuras ilustrativas de algumas cenas contadas durante a história.
O autor aborda o amor, mas também a sede pelo poder, a vingança e a inveja. Questões das quais vemos muito em alguns lugares do mundo, em nosso país e muitas vezes até mesmo no meio em que convivemos. Um romance bonito, porém, ao mesmo tempo muito trágico.

Espero que tenham gostado.
Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário