quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dica do dia: Cuidados com a pele



Oi, oii! Tudo bom com vocês?

Quem não gosta de uma pele bonita, para receber a maquiagem e ficar com cara de boneca? (rsrs) Bom, eu gosto muito, mas confesso que não utilizo maquiagem todos os dias. Então, pra mim, é muito mais importante mante-la bela, para que os defeitinhos não fiquem em evidência, causando impressão de "relaxo". Pensando nisto, trouxe algumas dicas, pra vocês. Principalmente, para quem tem pele mista e sensível, assim como eu.

Para o dia e a noite
1. Higienizar:
O passo mais importante, durante o dia e a noite, para ter uma pele livre de células mortas, impurezas, cravos, espinhas e para desobstruir os poros, é manter a pele sempre limpa.
-Sabonetes: Lavar o seu rosto, com sabonetes próprios para esta região, é o ideal. Hoje em dia temos diversas opções de sabonetes, sejam em barra ou líquidos para pele normal, seca, mista e oleosa.
A minha pele é mista e sensível, portanto, se eu utilizar sabonete em barra uso Protex limpeza profundamas se for líquido, costumo utilizar sabonetes próprios para o meu tipo de pele.

2. Tonificar a pele:
No período do dia e da noite, é importante tonificar a pele, pois ele ajuda a equilibrar o PH e controla a oleosidade. Porém, se assim como eu, você tem a pele sensível, é necessário tomar cuidado, para não tonificá-la demais, causando alguma alergia. Como minha pele é mista também, uso o tônico apenas a noite.

3. Hidratar:
Normalmente, a pele mista é mais ressecada nas bochechas e a zona T é oleosa. Por isso, o ideal é utilizar hidratantes em gel ou em gel-creme. Além disto, uso creme com componentes que evitam o envelhecimento precoce, afinal, já preciso.
Para quem tem pele normal o uso da loção com base aquosa é a melhor opção; pele seca utilize hidratantes mais emolientes e com substâncias antioxidantes; pele oleosa deve usar produtos livres de óleos, ou seja, os produtos em gel ou gel-creme podem ajudar muito a evitar o aparecimento de acnes.

4. Protetor solar:
Quase sempre, temos a mania de comprarmos o primeiro protetor solar que encontramos nos mercados, mas essa atitude, não é a melhor. É importante você descobrir qual o fator e que tipo de consistência é a indicada, para o seu tipo de pele. Como a minha é morena à negra, o meu é o 30 FPS. É importante lembrar que a pele mista, precisa de protetores  que não sejam oleosos, pois a zona T pode ser atingida fazendo com que apareçam acnes, o mesmo serve, para peles oleosas. Utilize-o tanto no verão, como no inverno. Já tive problemas com manchas no rosto e acnes concentradas na testa, por usar o protetor facial que não era correto e sem consultar o dermatologista.

Para os dias com maquiagem
1. Demaquilante:
Existem vários tipos de demaquilantes, mas pra ser sincera, a maneira que mais gosto de tirar a maquiagem, é somente com água e sabonete líquido. Porém, uso outros que citarei a seguir:
-Lenços umedecidos: São ótimos para o "dia da preguiça", mas não acho que removem completamente o make, por isso só os uso em último caso. 
-Demaquilantes bifásicos: Sempre depois de utilizá-lo, lavo o rosto com sabão, não gosto da textura dele. Por isso, o utilizo mais para retirar glitter da área dos olhos, batons que "grudam" nos lábios e para máscaras de cílios a prova d'água.
-Demaquilantes em creme: Ideais para quem tem pele seca. Com a mesma opinião que tenho sobre o bifásico, o utilizo da mesma maneira também.
2. Higienizar;
3. Tonificar;
4. Hidratar.

Uma vez na semana
1. Higienizar;
2. Esfoliar:
Aos domingos a noite faço a limpeza mais profunda em meu rosto. Portanto, o lavo, como de costume e utilizo um esfoliante, em movimentos circulares, levemente, por menos de um minuto e enxáguo. As máscaras removedoras de cravos e espinhas são ótimas, para serem aplicadas na zona T.
Porém, use apenas um dos dois produtos, não é recomendado utilizar os dois ao mesmo tempo ou no mesmo dia.
3. Tonifique;
4. Hidrate.

A cada quinze dias
1. Higienizar;
2. Máscaras de argila 
As máscaras que nos deixam horríveis, no momento da aplicação, mas podem nos deixar com pele de bebê, depois que a tiramos. 
-A argila branca tem um efeito tonalizante, que pode clarear a sua pele, além de melhorar a oleosidade e hidrata-la.
-A argila verde, é a que utilizo. Auxilia na retirada do excesso da oleosidade.
-A argila preta, desintoxica, principalmente a pele oleosa.
3. Tonificar;
4. Hidratar.

Estes são os métodos que conheço e os que utilizo em minha pele. Quais são os de vocês? Deixem nos comentários, pra eu saber.
Espero que tenham gostado das dicas e que compreendam que o melhor é irem em seu dermatologista, pois somente ele pode indicar os produtos corretos, explicar o seu tipo de pele e a melhor forma de aplicar cada produto em seu rosto. 

Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário